Pedestal a Mercúrio Augusto

A Cidade Romana de Ammaia tem sido objecto, nas últimas décadas, de trabalhos arqueológicos que puseram em evidência a sua dimensão e a sua importância. Ao longo deste Verão têm decorrido escavações promovidas pela Fundação Cidade de Ammaia, que integram as Universidades de Lisboa e de Évora e o Município de Marvão, centradas na área do já bem conhecido templo situado na praça pública da cidade.

Os trabalhos tinham já posto a descoberto alguns elementos essenciais para compreender melhor o podium, a estrutura em que assentava o templo. Recentemente, numa área onde o processo de espoliação antiga do edifício parece ter sido menos eficaz, identificou-se uma base de uma estátua dedicada a Mercúrio Augusto. Trata-se de um pedestal em mármore de muito boa qualidade, com vestígios de implantação de uma imagem que deveria corresponder à própria divindade, elemento que mostra bem uma faceta essencial da religiosidade oficial do mundo romano, fazendo-se uma dedicatória a uma divindade augusta, isto é, associada ao próprio imperador no âmbito do culto que lhe é dirigido. Embora se saiba que as praças públicas das cidades romanas exibiam este tipo de elementos é muito raro o seu aparecimento em contexto de escavação, circunstância que confere um particular significado a este achado.

A importância desta peça, e o merecido destaque que a partir de agora terá no museu, leva a que este pedestal seja oficialmente apresentado ao público no próximo dia 27 pelas 11 horas, enquanto decorrem as celebrações das Jornadas Europeias do Património. A cerimónia contará com a presença de diversas individualidades do mundo académico e arqueológico ligadas às instituições parceiras da Fundação, de representantes do Município de Marvão e de instituições locais, para além da equipa de escavação.

PedestalMercurioAugusto(1) PedestalMercurioAugusto(2)

Press Release Ammaia 24-09-2014_Page_1 Press Release Ammaia 24-09-2014_Page_2

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s